21 agosto 2009

LULA NOSSO H1N1


Olá amigos... tem fatos na vida da gente que nos abrem os olhos para os fatos que estão no nosso dia a dia mas não vemos com os olhos que devíamos olhar.
E quando vemos, e sentimos na pele, temos a necessidade de contar para que outros não passem, ou pelo menos estejam avisados de que a realidade é mesmo real.
Ontem passei um dos piores dias da minha vida.
Após uma consulta com um infectologista, minha filha foi diagnosticada como mais um dos infectados pela Gripe Tipo A (a já famosa Gripe Suína). Isso era 18:00.
Como comunicado, e receitado, pelo médico infectologista, ela deveria começar a tomar a medicação específica – o Tamiflu. Remédio este que foi retirado de circulação pelo Ministério da Saúde, para evitar a compra excessiva e auto-medicação pela população brasileira – vamos constatar que a ressalva é válida, mas a atitude radical demais para um governo incapaz, arrogante, desqualificado e despreparado para arcar com as responsabilidades de suas decisões.
Continuando o relato, começamos uma “via-sacra” para conseguir a medicação. Confesso que o desespero de saber que nenhum dos hospitais de Cuiabá tem a medicação me fez ligar desesperadamente para todos os que conhecia e tinha o números em mãos – sorte daqueles que estavam na agenda do celular que me furtaram, pois só por isso não liguei. Quem é pai ou mãe sabe do que falo quando uso a palavra “desespero”. Infelizmente todos estamos de mãos atadas, uma vez que somente a Vigilância Sanitária aprova ou, com muita freqüência desautoriza a disponibilização da medicação – mais até do que devería, afinal medicação para uma pessoa doente é a linha entre manter-se vivo ou não.
Outro fato que me deixou perplexado, a aprovação é feita via telefone. Exatamente, em dois dos hospitais onde passamos uma plantonista (isso mesmo... mesmo com tantos casos é um plantonista que atende quando não estamos mais em horário comercial... bom.. até onde sei os vírus, as bactérias, as doenças epidêmicas ou não não batem cartão nem respeitam “horário comercial”) desaprovou a liberação da medicação para minha filha.
Se fosse narrar aqui todos os fato, talvez alguns não acreditassem na história, mas acreditem.. é verídica... Quero só deixar aqui meu protesto contra uma rede pública incapaz de assumir as responsabilidades por seus atos, e que não poderia deixar isso em silêncio... E se depender de mim não vai ficar mesmo... Graças a Deus conseguimos o remédio, com muita briga, muita discussão. E se não fosse o apoio do médico que receitou, e por incrível que pareça, foi duramente questionado e teve que comprar nossa briga junto à plantonista da Vigilância Sanitária, para que o remédio fosse disponibilizado.
Agora pergunto, com muito medo da resposta, quantas crianças não morreram porque os pais não puderam correr atrás, por terem sido considerados “não parecer tão grave o caso para autorizar a liberação” (caracas... como algo pode parecer grave via telefone?) e não conseguiram a medicação RETIRADA DE VENDA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE????
Senhores, Senhoras... peçam a Deus que vocês e seus filhos não precisem passar pela humilhação de implorar por uma medicação que deveria ser disponibilizada para os pacientes que apresentam os sintomas da nova gripe.

Joubert Lobato Evangelista
------------------

Se alguem disser que estou a repassar correntes de resmungo, devo dizer que não, mas passa la em casa e irá resmungar e teras o que resmungar (Bambú neles!)

O meu amigo Joubert me enviou este texto por email, e nosso amigo Neto o publicou...
Já me basta ver as palhaçadas do congresso nacional (sim tudo em minusculo, eles nao merecem respeito) e o senado, o governo lula que se assemelha com um cavalo em desfile de independencia no tocante em como ele cuida da saude do seu povo, o mais doido é ver que defendem ele... desculpa amigo se parece que uso a sua dor para brigas politicas, mas nao o é, mas apenas para lembrar que infelizmente sua familia é vitima do despaupério de uma corja que se fez em cima de temas que comovem e conquista trouxas... Por isso ele foi eleito duas vezes e tem seguidores que se dizem inteligentes, mas a meu ver sao coitados!
O Seu desespero é compartilhado por nós em outros campos meu irmãozinho...
Eu mesmo ja fui vitima do descaso com a saúde pública, e ainda sou obrigado a ouvir eloquentes elogios AO MALDITO 19 DEDOS. Portanto se atentem em suas escolhas... se elas nao refletirem sobre voce diretamente, refletirá sobre alguem próximo a voce!

Ileniel Nunes

Nenhum comentário: