26 agosto 2009

A OUTRA FACE DO PT

Com a queda da ditadura militar na década de 60, o crescimento industrial tomou novos rumos. É neste momento que as grandes massas iniciam um processo de reformulação ideológica. A nova geração operária iniciou sua mobilização nas greves do ABC Paulista por volta dos anos 80. O PT surgia com ideologias de massa, o que preocupava as ideologias burguesas.

O PT passa a ser encabeçado por Lula, como se fosse um tipo de “novo sindicalismo”, este movimento era fruto do descontentamento do sindicalismo presente e que defendia á época mais interesses patronais do que propriamente da massa. Movimentos de setores da igreja e intelectuais “esquerdistas” também contribuíram para uma ideologia contrária a tudo aquilo que era ligado á burguesia, propriamente vista como “direita”.

Uma pequena burguesia intelectualizada, em especial adeptas as idéias do comunismo e da social democracia de esquerda, também exerceram forte influência. No inicio da trajetória do PT as correntes Trotskistas tiveram marco inicial em sua ideologia, para esta corrente o “socialismo” seria o divisor de águas entre a burguesia e a massa, formando-se á “hegemonia social”.

Com as eleições de 1989, o PT ganhava nova forma e também mudava o seu discurso, passando-se a incorporar em seu estilo o modelo “neoliberal”. Este novo modelo mais “suave” e com certa proximidade da burguesia, fez com que o PSTU surgisse em meio a esta crise de mudança. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) combatia com fervor o modelo neoliberal e resgatava para si o modelo esquerdista esquecido pelo PT.

Enquanto isto o PT caminhava rumo a terceira via. Um caminho alternativo entre o Comunismo e o Capitalismo, o “Centro” era o lugar. Com o poder em mãos o PT começou a perder adeptos e se distanciou cada vez mais de seus “originais ideiais”, como o caso da senadora Heloísa Helena que após sair do PT, encabeçou o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O PT vem mudando sua face, como se fosse uma “metamorfose”. E não é à toa de que a cada dia um integrante do PT diz “adeus ao partido”. O PT esta perdendo suas origens e também seus filiados. Na campanha rumo á presidência do Senado, o senador Tião Viana (PT-AC) lançou sua própria candidatura, o qual não teve apoio do próprio presidente Lula, líder percussor do PT. È estranho, mas o próprio presidente não apoiou a candidatura de um “companheiro” seu, preferindo apoiar a invasão estrondosa do PMDB no Congresso Nacional.

O PMDB invadiu os dois setores com Michel Temer (PMDB-SP) na presidência da Câmara de Deputados e José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. O PMDB engoliu o Congresso Nacional. O episódio mais recente foi a “racha partidária”, apesar de que em seu discurso, Lula tenta amenizar os fatos ao dizer de que o PT não perdeu suas forças.

Dizem ás mas línguas, que todo este sufoco que Lula esta passando é devido o seu apoio á ministra Dilma Roussef rumo á sua sucessão presidencial e que busca como base aliada o PMDB. A pergunta que não se cala é: Será que Dilma compensará todo este sacrifício?? Até a Senadora Marina Lima (ex petista), e aliás pré candidata á presidência pelo PV, encontrou o seu refúgio. Marina tem uma história de vida que agrada toda a massa e deixa a burguesia um tanto preocupada. Marina militou por 30 anos no PT e jura ter deixado o partido sem “magoas”. Será verdade? Talvez o PV tenha valorizado mais a Senadora Marina, antiga “companheira” de Lula.

Os encontros da Ministra Dilma com a ex secretária da Receita Federal, ainda esta obscuro, é tanto disque me disque, o dito pelo não dito. Nós estamos aqui a esperar. Só não podemos dormir por tanta espera. A vergonhosa decisão do PT em apoiar o arquivamento das denúncias do Senador Sarney, vem gerando desconforto entre seus “companheiros”. Acho que o presidente Lula limitou seus conceitos, talvez a palavra não seria mais adequada como “companheiro” e sim como “filiado obediente” ao se referir aos seus associados de partido.

É bom esclarecer de que os petistas que votaram a favor do arquivamento das denúncias contra Sarney são: João Pedro (PT-AM), Delcídio Amaral (PT- MS) e Ideli Salvatti ( PT-SC). Claro que não poderia deixar de citar que a senadora de Mato Grosso, atual vice –presidente do Senado, também aprovou as lambanças de Sarney, estou falando da Senadora Serys (PT-MT). Sim, é ela mesmo, mato grosso merecia respeito e maior representatividade.

Flávio Arns (PT-PR) já anunciou sua saída, e o líder da bancada Aloízio Mercadante (PT-SP) vive dando chiliques. Ora diz sair, ora se aquieta, ora ameaça e chama a atenção, vive em cima do murro. O Senador Suplicy (PT-SP) mostrou um cartão vermelho em sua fala na tribuna do Senado, referindo-se á saída de Sarney, ou seja, deve tirar o time de campo, sair da presidência.

A ultima recente revolução é a articulação de uma Ação por Descumprimento de Preceito Constitucional (ADPC), junto ao STF no sentido de questionar o arquivamento das denúncias. Este movimento é encabeçado pelo Senador José Nery (PSOL-PA), onde alega de que o Conselho de Ética do Senado deveria apenas investigar as denúncias, e não ter proferido votos em ações.

Sendo assim, o abacaxi está nas mãos do STF e o futuro de Sarney também. Será que a Deusa da Justiça, Temis, continuará com as fendas nos olhos??? Dizem que a fenda dela representa sua imparcialidade, bom, este é o entendimento real. Ou será que sua fenda a impedirá de enxergar o desvio de conduta de Sarney??? Eu prefiro ainda acreditar na justiça, pode ser que eu me decepcione também!!!!

Wellen Candido Lopes, advogada, palestrante e doutoranda em direito pela UMSA- província de Buenos Aires.

Nenhum comentário: