17 abril 2009

Só as mães são felizes

Você nunca varou A Duvivier às 5
Nem levou um susto Saindo do Val Improviso
Era quase meio-dia No lado escuro da vida Nunca viu Lou Reed
"Walking on the wild side"
Nem Melodia transvirado Rezando pelo Estácio
Nunca viu Allen Ginsberg Pagando michê na Alaska
Nem Rimbaud pelas tantas Negociando escravas brancas
Você nunca ouviu falar em maldição
Nunca viu um milagre
Nunca chorou sozinha num banheiro sujo
Nem nunca quis ver a face de Deus
Já frequentei grandes festas
Nos endereços mais quentes
Tomei champanhe e cicuta
Com comentários inteligentes
Mais tristes que os de uma puta
No Barbarella às 15 pras 7
Reparou como os velhos
Vão perdendo a esperança
Com seus bichinhos de estimação e plantas?
Já viveram tudo
E sabem que a vida é bela
Reparou na inocência
Cruel das criancinhas
Com seus comentários desconcertantes?
Adivinham tudo
E sabem que a vida é bela
Você nunca sonhou
Ser currada por animais
Nem transou com cadáveres?
Nunca traiu teu melhor amigo
Nem quis comer a tua mãe?
Só as mães são felizes...
Cazuza

Quando ouvi esta musica (em vinil, sinto saudades desta época, algo que o cd nunca o fará) eu tinha apenas nove anos de idade, e para mim ela quase passou batida, se não fosse o fato do linguajar dela... Mas até então nunca me importei, para mim era apenas mais uma música a ser ouvida e cantada ao longo dos anos. Quando começou o meu contato com a literatura européia e com a música verdadeiramente Under (e não algumas merdas que fazem questão de afirmar, mas isso é outra discussão), Conheci então Lou Reed, e me lembrei da letra (na época internet era apenas uma coisa meio distante ainda em comparação em como ela é hoje), sai de loja em loja a procura do album para copiar a letra, e na época eu era video boy (Como adorava me definir minha saudosa amiga Carol), e o Christian (outro amigo que seguiu rumos diferentes para a vida e esta por ai , casado e pai de familia) me emprestou o cd, junto com ele me veio umas cópias em VHS dos shows do Velvet UnderGround, Lou Reed, Iggy Pop, Jefferson Airplaine, e livros, Allen Ginsberg, Rimbaud, Alberto Caeiro, Augusto dos Anjos e outros... Levei um ano digerindo as muitas informações.
É quando então me pergunto por que as pessoas persistem em viver na escuridão intelectual? Tudo bem que gosto é algo deveras particular e cada um possui o teu, mas,... deixa quieto.
Eu sou feliz de ter aprendido muita coisa mesmo com os amigos que passaram ao longo de minha vida, os que ai estão, pois antes eu imaginave que eu os escolhia, quando na verdade eles me escolhem...
Eu tenho até pavor de pensar o que seria de minha pessoa se gostasse de pagode, sertanejo, axé, domingão do Faustão, Gugu, Silvio Santos, ...

Um comentário:

Daniele Bello disse...

confesso que pelo pouco que te conheço e pelo que ja conversamos me agrada muito teus assuntos e realmente não imagino vc gostando,na verdade nem imagino vc olhando gugu ou domingão do faustao, todavia é uma questão de gostos, tem gente que adora e ate que acredita que isso lhe trara algum tipo de cultura(credoo, não sei qual), mas eu prefiro outros assuntos. na verdade começei a me interessar pela literatura europeia depois que t conheci e agora, me pergunto: como fiquei tanto tempo sem ler esses livros??
sao realmente muito bons... to lendo os sofrimentos do jovem wherter... é meuito bom, a cada pagina que leio da uma tristeza em saber que esta acabando...
mas é isso ai, parabens pelo texto e continue passando suas informações para quem gosta de saber(eu).
beijusss