26 maio 2009

Alta Fidelidade

Eu sei que faltei em certas aulas na escola, elas seriam valorosas hoje, eu sei que falo o que nao deve, escrevo o que não se deve, falo de religião, politica, mulher, sexo, drogas e mais o que me vier a mente para cutucar o vespeiro (parece sadismo, mas não é). O titulo se refere a um dos meus filmes favoritos (por que será?) Alta Fidelidade, mas não estou interessando em falar nele, só peguei o nome mesmo emprestado. 

Vinicius disse: Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
________________________________________________________

Na Wikipédia está assim:

Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.

Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé").

________________________________________________________

Apesar de gostar do velho Vinicius, concordo com a Wiki, por hora apenas.

Não adianta perguntar por que, responder agora iria transformar isso aqui em uma nova biblia (Segundo o Gabiru estou ficando bom em fazer novas biblias, por conta do tamanho dos posts), o que posso dizer é que realmente o confiar exige-se muito, mais ainda quando as pessoas são por sinstesistas (sim sou meio etéreo), mas como confiar se não confiam em voce? como haver reciprocidade? Deixa quieto. O divertido da coisa é quando tudo está em pé de igualdade. 

 Mas vamos em frente...  A situação toda é mais complicado do que se imagina, e fidelidade é algo tão relativo, e se alguem falar que não, é puto canalha que apronta pelas costas. Ou acreditam que só devem fidelidade ao companheiro de teto(namorada, noiva, esposa)? E os amigos? E a você mesmo? Mas dane-se se não consegue ser fiel (Corinthians minha Vida, minha História, meu Amor, se nao entenderam o porque problema de vocês) a seus preceitos, desista então de algo fora desta esfera. Creio que o mais dificil é você ser fiel a fatos que ainda estão por vir, abraçar uma ideia, abraçar um sonho e lutar, esta é uma das formas ser, estou com tantos passos dados, tantas propostas que vão depender de minha força, pessoas que dependem de capacidade como amigo, e, algo mais (só uma pessoa está nesta situação em relação a minha)...  de resto estou sossegado. Mesmo assim devo admitir que de todos os defeitos que possuo (se alguem relatar um deles aqui vai ter), o único que não se pode reclamar á minha sinceridade com os que me cercam.

Seguindo em frente... queria mesmo era sossegar, saber que não preciso me preocupar, mesmo sendo gato escaldado. Resposta mesmo não sei se as terei.

Dedicado para quem é de direito

Ileniel Nunes


Nenhum comentário: